ManutençãO orquestra alada
trovão da mata

Um Teatro Chamado Rua
O projeto de Manutenção do grupo da Orquestra, apoiado pelo Fundo de Apoio à Cultura, em 2022 e 2023, por meio da SECEC-DF, teve como objetivo a capacitação de seus integrantes por meio de oficinas das artes da rua: batuque, perna de pau, dança e bonecos gigantes. Além da criação de um inédito espetáculo e circulação do grupo por 8 RA's do DF.
O projeto apoiou, também, registros de músicas do grupo, restauro dos figurinos e bonecos, a criação de um catálogo visual das figuras cortejadas pelo grupo e Oficinas de Gestão.











AS FEITICEIRAS DO CERRADO
E A ONÇA PINTADA DE SOL
é um cortejo, uma procissão misteriosa e aventurosa, que carrega e une várias linguagens espetaculares (dança, teatro, música, circo e sei-lá-mais-o-quê). Um espetáculo andante, concebido pela Orquestra Alada Trovão da Mata, que percorre as estradas do mundo e do DF, conduzindo os fantásticos personagens do Mito do Calango Voador, criado por Tico Magalhães e brincado também pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Um espetáculo de nascimento e morte. Conduzido pelas Três Marias, as princesas, as feiticeiras do Cerrado. Tudo se principia com o canto das Marias e o nascimento do filho delas: o Avesso.
Um cortejo invertido que remonta a velha tradição dos espetáculos de beira-de-estrada. Uma viagem através do universo mítico brasileiro por meio do mais moderno mito popular do cerrado e do Brasil.

Describe your image

Describe your image

Describe your image

Describe your image
A Orquestra Alada Trovão da Mata tem como missão cortejar as sagradas figuras do Mito do Calango Voador (misteriosamente escrito por Tico Magalhães) brincado e manifestado pelo Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.
Uma enfeitada procissão que se utiliza de qualquer linguagem espetacular (dança, teatro, batuque, canto e sei lá mais o quê) para levar ao público todo o universo fantástico dessa moderna tradição brasiliense.
Com uma batida singular, o Samba Pisado, a Orquestra Alada encarna a velha tradição dos cortejos de rua, para trazer ao mundo as fabulosas figuras de nosso encantado cerrado.
Coletivo das Yás
Sambada de Coco com Encantaria das Matas
Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Mestre Anderson Miguel
e Ciranda Raiz da Mata Norte (PE)
Encontro dos Poetas do Cravo Branco com
Mestre João Paulo (PE) e Mestre Anderson (PE) part. Felipe Guima (DF)



